CASSETE N ° 04

.

O DESPERTAR DA LUZ

Lado A

Desperta e revela a Nova Raça.

Contempla teu Glorioso Destino.

Desperta de tua total indiferença e usa teus poderes.

Enche teu coração com Amor recíproco e viva a Vida da Unidade e da concórdia.

Reconhece tuas possibilidades de hoje e siga a voz de nosso Grande Guia. Nós necessitamos daqueles que possam atender ao Seu chamado. Todos os que pertencem a Ele, devem despertar de seu sono inútil, de desejos egoístas, sem valor.

Cada um deve reconhecer seu lugar no trabalho em prol de todos que estão na obscuridade e na ignorância. Ajuda-os para que elevem sua consciência até o conhecimento do poder do bem e faze-os ver a grande responsabilidade desta Divina Mensagem.

Nós, os Mestre da Sabedoria, falamos para ser escutados e necessitamos de todos. Se todos pudessem despertar e ajudar ao Grande Senhor do Mundo! Ajudar-nos no trabalho que toda a raça espera, teríamos um mundo melhor.

Desperta! Recebe Sua mensagem, porque já se percebe Seu pulsar.

Quantos a receberão? Responderás tu?

Eu Sou teu mestre e Sou mais que isso.

Porque Eu Sou tu mesmo e tu és Eu Mesmo. Eu Sou tu e tu és Eu. Nós Somos Ele, Todos Somos Um. Eu Estou onde tu estás. Eu Sou a Luz de tua alma. Chama-Me sempre assim e converte-te nessa Luz para outros. Eu Sou o espírito de teu coração e Estou em todas as partes. No coração de todos, diretamente, no coração de tudo o que vive, Estou Eu, Eu Estou em Tudo e Sou Tudo. Pensa nisso, até que não possas jamais crer em alguém separado de mim, porque Eu Sou eles e todos são Eu. Olha através dos olhos de todos, é preciso que Me vejas sempre aí. Considera-Me como o poder que ajuda e guia. Estou em toda ajuda, em todo sacrifício. Ao ajudar a outros te identificarás Comigo. Sou o Amor e toda expressão de Amor puro é uma expressão de Mim mesmo. Escuta Minha Voz e não deixes passar nenhuma oportunidade de levar Minha Palavra aos homens.

Nós, os Mestres da Sabedoria, somos o bem no mundo, nós inundamos o mundo com Luz, mas os homens estão envoltos em uma concha de interesses egoístas e a Luz não pode passar através dela. Nosso dever está muito acima de suas idéias e nosso trabalho é completamente diferente do realizado pelos seus discípulos. São eles os instrumentos através dos quais nós podemos ajudar e operar. Faz com que cresçamos em ti mesmo e se podes, em outros. Teu caminho até nós vai através dos demais. Te ajudaremos e tu saberás então que tudo é possível! Ajudaremos a todos, de acordo com o que necessitem, cada um em sua própria via. Só podemos te ajudar quando fizeres permeável teu coração a nossas forças. Unicamente para ajudar a outros nossa força pode ser empregada. Viva para ajudar e sustentar, para proteger e fortalecer, e nossas forças fluirão através de ti como o Poder de Luz e Vida.

Veja que nosso objetivo consiste em guiar a humanidade para que conheça suas possibilidades. Todos os dias, oferecemo-lhes uma oportunidade para que se aproximem de nós, aí estamos a tua disposição. Venha a nós. Suba tu mesmo.

O Senhor do Amor é o Grande Ser a quem pertencemos, como o Amor pertence ao Amor que é Ele mesmo. É Aquele que devemos ver em tudo, todos são Ele, Ele é tudo. Ele é teu Salvador e Irmão, o que dá Sua Vida a cada segundo para aproximar-te dEle. O Amor é Seu Alento de Vida, é Ele que ajuda aos corações humanos para lhes pregar seus poderes divinos. Todo Amor é Ele, todo Amor é Sua Manifestação. O Amor é o único caminho para chegar a Ele. Ele que é o Amor encarnado. Todos podem chegar a Ele se o quiserem com força suficiente. Se querem Seu Poder com Sua poderosa ajuda, permitam Sua Luz em suas almas, através de seus atos e suas palavras. Pensem sempre no que Ele necessita que façam. E nada que não seja digno dEle, manifeste-se ou passe por vocês. Amem-nO com todo teu Ser e eleva tua consciência até Seu Amor por ti.

Seu Amor flui com a mesma força com que levam a Ele. Ao amar os outros, tu amas a Ele. Assegura-te que segues Seu Ideal de Amor. Ele ama cada átomo, toda criatura vivente, todo ser humano, sejam o que sejam, façam o que façam. Amem-nO com suas almas, amem-nO com suas mentes. Seu Alento deve enviar Seu Amor ao mundo.

O Amor é Seu Poder, o Amor é a força mais poderosa do Universo, pelo qual tudo existe. Amor é o ritmo em cada átomo, Amor é o pulsar em cada coração, porque o Amor é o grito de tua alma. O Amor é todo poderoso. Ame mais e terás o poder criado pelo Amor. Use Sua Força e as energias do Universo serão compreendidas por ti. O Amor é o Divino em tudo. Viverás o Amor, o Divino se manifestará em ti e poderás alcançar outros, através de ti.

Não existe lei mais elevada que a Lei do Amor. O Amor é o poder que governa o mundo. Tudo o que se faz por Ele, tem atrás de si a poder da Lei Universal. Não confundas o sentimentalismo com o Amor. O Amor é a vontade de ajudar, só o Amor pode dominar a discórdia. Amor é a palavra mágica que conduz à Liberdade, ao Poder e ao Conhecimento. Só o Amor dominará os obstáculos em teu caminho até Nós. Sem o poder do Amor a Criação não existiria. Tu tens que despertar e reconhecer que o Amor é o único poder que pode redimir o mundo e libertar a alma. Se não existisse o Amor, como poderia o mundo progredir? Através dEle o mundo veio à existência e através do Amor será redimido. Mas tu mesmo tens que fazê-lo. Nós só podemos ajudar-te a mostrar-te o caminho.

O Amor é a tua única Via. O Amor é o único que mostrará o caminho para chegar a nós. Nunca penses, sequer por um momento, que as outras qualidades são da mesma importância. Se possuísses todas elas e não possuísses o Amor, nunca te identificarias com a Nossa Obra, que se faz unicamente pelo Amor. E se possues bastante Amor, em troca, tudo o demais te chegará em seu devido tempo. Ama a todos e a todas as coisas, e se aproximarás de nós. Prepara-te, faz-te digno. Teu maior Amor mostrará teu crescimento. Teu Amor tem que chegar a ser Universal. Não basta ter Amor, há que dar Amor, viver o Amor, converter-te em Amor até que te identifiques Conosco em tudo. Medita sobre o Amor, como qualidade primordial, para que possa ser-te útil e que te conduzirá até o interior de nossa loja. . Tu mesmo és o caminho, se vives o Amor.

Ponha o Amor em Ação. Faz do Amor uma realidade a sua volta e não uma coisa vaga separada de ti. Está aí presente, usa-O, vive-O, dando-O a todos sem exceção. Deves Amar a todos sem importar-te que o mereçam ou não, nem de acordo com as idéias que cada um tenha. Toda Alma nos é querida e tens que amar a todas como veículo nosso.

Dá Amor em abundância, sempre sem te importar com o que os outros te façam. Sê puro e forte, e amas. Sim, saber e Amar, viver o Amor sempre, até que te convertas no pulsar de teu coração, no alento mesmo de tua vida. Deves manifestar o Amor como tua própria vida, que é o Amor mesmo. Mas é preciso que o faças tu mesmo. Nós não podemos amar o mundo por ti. Leva Amor a todas as partes onde quer que vás. Amor, sempre e mais Amor, deve e pode ser vivido por todos os nossos discípulos, até que ao final sejam eles uma expressão vivente de Amor e ajuda.

Preencha-te de tal modo de Amor, que nenhum pensamento que não leve a Sua Mensagem, jamais seja emitido em tua consciência. Que brote o Amor tão naturalmente em ti como o perfume que exala da flor e deixa que todos os que te rodeiam inalem esse Divino Alento. Corra o mundo pelo Amor, viva-O primeiro e logo ensine-O a todos por meio de tua ação.

Nós não podemos usar autômatos, nem pessoas que careçam de discernimento. Necessitamos trabalhadores que possam fazer o trabalho independente, necessitamos cooperação. Tens que desenvolver o conhecimento do que é importante e do que não é. Provaremos teu sentido de discernimento com muita freqüência, porque tens que aprender a sustentar-te só, para que nós possamos confiar em ti. O que necessitamos de tua parte é que te apoies em tua mente vigorosa, tens que aprender que só tu mesmo tens que decidir o que é que a personalidade deve ou não fazer, e por quais meios. Saiba que nós jamais forçamos as coisas para nossos discípulos. Reconheça sinceramente que estás fazendo certo, de acordo com o que diz teu melhor conhecimento interno e faça aquilo, ainda que seja contrário a nossos desejos expressos. Porque nem a tua fé em nós deve se interpor ante teu poder univente. A liberdade e independência de pensamento e ação devem desenvolver-se tão fortemente que sempre se assegurarão do que disseram cuidadosamente antes de falar, trabalhar e, ainda, de pensar. Viva o discernimento em todas as coisas, os extremos nunca são justos. Escrudinhe tudo o que é dito, pois tu sabes que necessito dos que pensam por si mesmos.

Tu és Uno com tudo, identifica tua Consciência com toda a vida que te rodeia e vê-Me em tudo, todos são partícula de Minha única Mente. A natureza também o é e tudo o que existe. Pensa sempre que tu e Eu Somos Um. Pensa o mesmo com respeito ao outro e até com respeito ao mais levado que possas conceber. Uno com o menos evoluído e com o mais alto que possas imaginar. Nós todos somos Um, a Chama Divina, Una.

A Unidade e o Amor têm que converter-se em realidade atual, não em meras palavras. Sem o Amor, a Unidade nunca pode ser conhecida. Porque o Amor é Unidade com tudo. O Amor altruísta é a vida de tudo. Se és Amor, o mundo inteiro também se desenvolverá nele, aí então, não antes de então, reconhecerás que o mundo és tu mesmo. Sim, sabes mentalmente mas isso não basta. São outras coisas, são todos, os raios da mesma Luz, da mesma vida. E tens que sentir essa Unidade, és parte do Uno e Alentas.

Apenas uma pequena chispa do Grande Ser é que te sente uno com tudo. Reconhece agora tua Unidade com as demais partes manifestadas, não te permitas pensar em termos de separatismo. Viva no todo em vez de viver em uma pequena parte separada e experimentarás a plenitude da vida que tudo abarca. Pensa na Unidade e coloca tua consciência fora da forma para identificar-te com a Consciência do Todo.

Queres ver a manifestação? De repente verás que tua vida está em tudo e igualmente.

Reconhece a Unidade e viva a Unidade com tudo que está a seu alcance, todos os homens são Um.

O Serviço é o santo ensinamento no caminho que leva a mim, o Serviço realizado com agrado e Amor para todos.

Só deves ter um pesamento: como servir melhor em cada minuto do dia. Aceita de bom grado em conceituar-te como o último entre os servidores, sê humilde como o último entre os homens, compara tua posição com a Nossa. Só fazendo perfeitamente bem os pequenos atos de serviço, podes preparar-te para o obra maior. Quando as coisas pequenas te são apresentadas em teu caminho, é que nós necessitamos que aquilo seja atendido por ti. Cada dia deve trazer uma nova evolução ao mestre que vem e sua obra. Deixa passar todas as demais coisas, dedica tua vida a Ele, dedica-te só a Ele. Viva só por Ele, pelo Bendito, que sem Seu apoio o peso do mundo será insuportável.

Toda obra boa e altruísta é sua obra. Ao ajudar aos demais te identificarás com Ele. Não penses, nem por um momento que poderás servir-Lhe de melhor maneira do que servindo a todos que encontre em seu caminho. Ajuda a todos que vêm a você em busca de ajuda. Procura não te misturar nos assuntos dos demais. É melhor ajudar a um quando se prove que é útil, do que perder uma oportunidade onde se espera ajuda de vocês. Aprenda a estar disposto a sempre ajudar.

O Serviço, este santo ensinamento em teu caminho até mim. Para servir se requer vontade. Só há uma vontade e tens que aprender a elevar-te até essa vontade superior, que é o Deus de tudo. A Vontade é o fundamento sob o qual descansa o Universo. Desenvolva essa poder e saiba o que é Vontade, assim como Sabedoria. Não há nada que Deus interno não possa cumprir. Nada é impossível quando a vontade é dirigida como Unidade de desígnio e com inteligência. A Vontade é toda poderosa e está em ti, tira-A, usa-A, e busca-A. Faz um grande esforço e as velhas formas montadas, os velhos costumes se desvanecerão como a obscuridade ao sol. Rompa a crosta das causas anteriores e converta-te no realizador de todas as coisas. Deves lográ-lo se conheces que a Vontade está dentro de ti. Tua vontade e tua determinação de eleger o bom são o bastante para atrair-nos a ti. Em tua vontade está teu destino. Tenha tua própria vontade sem deixar de ser sensitivo. Em cada segundo deve estar Eu em tua consciência, porque aí onde Estou Eu está tua vontade. Ligando tua consciência a Minha, não perderás a vontade individual, porque essa verdadeira vontade Sou Eu. Tua verdadeira vontade compreende, e é a sabedoria. Esforça-te, uma e outra vez, uma outra vez, queira uma e outra vez e serás ajudado por nós. Mas tens que ousar e querer.

A vontade está em ti, é tua consciência de Mim. Esforça-te e a lograrás. Para poder desenvolver tua vontade, deves calar. São teus atos que devem definir teu estado, não tuas palavras. Aprenda a permanecer em silêncio. Fale pouco e seja útil aos demais. Isso tu tens que aprender de teu mestre interno. Não poderás ser nosso instrumento, até que a lição do silêncio não seja plenamente compreendida e aplicada. É muito melhor calar do que falar, ainda que a palavra seja necessária. Usa tua palavra unicamente para ser útil a outros, e não para teus próprios interesses e prazeres. Tua disciplina consiste em vigiar cada palavra, sim cada palavra! Aprende a escutar quando os outros falam. Entretanto, ajuda ao que está falando com tua força mental e interna. Nunca desejes brilhar, não fales a ninguém sobre ti mesmo, a menos que estejas certo que fazendo assim tuas palavras serão úteis àquela pessoa, o que ocorre muito raramente. Não permitas comentários sobre outros, nem ainda brincando inocentememte. Fale sobre outros apenas para seres útil ou para defenderes na sua ausência. Não digas a ninguém o que não queres que lhes digam. Se subjugas as palavras antes que atravessem os seus lábios, farás um favor a ti mesmo e aos outros. E trabalhando assim, estarás trabalhando para nós porque nós estamos nos outros. Devo ser um colaborador tanto ativo quanto silencioso, para as forcas da Luz. Permanece tranqüilo e seja ativo sem dúvida. Tranqüilo para o mundo exterior e ativo para chegar a Mim. Esforça-te intensa e constantemente e de repente poderás dominar tanto a palavra quanto o pensamento.

Ao falar perderás Nossa Força. A Vontade é Consciência, é silêncio, é calar. E o calar é força, e a força te dá a possibilidade de fazer. Trabalha e mostra teu Amor em todas as obras. Trabalha! Só há uma palavra: trabalha a Serviço dos outros e por Ele, a Serviço dEle. Executa todo o trabalho oferecendo-o a Ele. Realiza teu trabalho com alegria e gratidão em teu coração. Trabalha intensamente em pensamento, em palavra nova, influa no meio ambiente e criando condições mais puras ao teu redor. Deves trabalhar, trabalhar, trabalhar insensantemente para os demais, para a humanidade. Teu único pensamento deve ser o trabalho altruísta. A idéia primordial do trabalho que passe por cima dos pequenos obstáculos e dos graves.

Lado B

Quando nosso trabalho requer, aí estará nossa força, para fazê-la viva pela obra que possa realizar por nós. Trabalhe de modo firme e persistente para identificar-te com nosso Amor, e assim tudo poderá ser começado por nós, por meio de ti. Nenhum esforço é excessivo para fazer-te partícipe e fazer partícipe aos demais de nosso Amor. Nosso Amor atua para todos, transmita-o a todos os seres através de teu trabalho. Faz com que o Amor seja motivo de todas as tuas palavras e ações. Trabalhe sem cessar, de algum modo, há mil caminhos para ajudar a Ele.

Cada minuto deve ser utilizado. Todos os dias encontrarás trabalho para fazer, no qual não havias pensado antes. Usa teu discernimento em tudo o que faças e logo eliminarás as coisas que dissipam a sua energia. Nunca dizemos a nossos servidores qual é seu trabalho mais urgente. Devem eles mesmos considerar o que lhes rodeiam no mundo e fazer o que as circunstâncias requeiram.

Trabalhe! Incalculável acumulação de trabalho está esperando por ti e para os que queiram se capacitar para faze-lo.

Nossa Obra é gloriosa e seu resultado vai além de suas idéias. O mundo está em crise. Com a preparação do advenimento, tem que realizar muito trabalho difícil. Todo discípulo se utiliza até o máximo de sua força e todo esforço é intensificado.

Não perca a tua oportunidade! Nós só podemos dar ajuda àqueles que possam ser utilizados para nossa obra. Importa, antes de tudo, que o serviço seja humilde, dar tudo, não pedir nada, trabalhar sem dar importância se há resultado, sem dar importância à censura ou ao relógio. O tempo é curto. É imprescindível que nós utilizemos todo esforço em prol do bem. Agora é o momento de trabalhar para Ele.

Vá em todas as partes onde possas e execute seu trabalho. Trate que o mundo conheça a Sua Aproximação. Cresça e faça aquilo que seja útil para teu advenimento.

Enquanto trabalhes, tudo o que os demais te fazem - atos ruins, injustiças, palavras inconsideradas - pertencem ao irreal, porque só afeta a tua personalidade. Tudo o que nasce e cresce no Amor, em indulgência e bondade, pertencem ao teu Ser real, porque te põem em contato com teu Eu Superior. Trata de sentir Amor por quem te prejudica, elevando a consciência dele à Mim.

O perdão já não existe quando realmente amas, perdão é sempre. Troque ódio por Amor, amabilidade pela carência de bondade, e sai mentalmente na ajuda de teus inimigos. Ajuda-os, como desejam ser ajudados por nós. Enquanto não estejas disposto a oferecer tua vida em benefício do inimigo, não haverás reconhecido a Unidade. E teu modo de ajudar está ainda influenciado pela tua personalidade. Faz para outros o que queres que façam para ti, pensa nos outros com a mesma indulgência que cada alma tem de si mesma, dê e perdoe, Filho Meu!

Seja um canal para nosso atuar. Abra teu coração a nosso poder, só então poderemos trabalhar por meio de ti, teu trabalho há de ser purificador. E abra o canal para que nós, teu verdadeiro Eu, possamos trabalhar no mundo de sombras. Faz esse canal cada vez mais puro, mais forte e melhor para nossa expressão. Aniquila todo desejo de tua própria personalidade, não peças nada para ti, seja nosso amado veículo através do qual nossa Luz poderá brilhar no mundo. Deixa que tua personalidade seja cada vez mais limitada, e permita que nós alcancemos mais poder de expressão através de ti. Então poderemos expressar algo mais de nós mesmos e oferecer a todos nossos meios de ação, porque poderemos chegar a eles através de ti.

Quanto mais te abras a nós, melhor verás, entenderás e reconhecerás que nós somos tu e tu és Nós. Tu és Nós e Nós somos Tu, à medida que permitas a nossa força atuar, através de ti, sobre outros. Busque-nos, converta-te em nós, viva nossa vida. Quanto mais o fazes, tanto melhor se fará por meio de ti e dos demais. E ao fazê-lo assim, também te ajudaremos e ajudaremos aos demais. Não meças esforços para alcançar teu objetivo. Os esforços incansáveis te trarão os resultados desejados.

Não vaciles, mantenha-te firme e adiante, desde o momento que decidiste, o caminho se abrirá ante ti. O caminho é fazer-te útil aos outros, crescer no Amor, viver para o bem. Este é o caminho! Terás que sofrer por cada coisa que te aproxima de nós. Pensa nos que percorreram o mesmo caminho antes que tu, e os que virão depois. Nunca vaciles! Siga com valentia e permita que nosso Amor seja teu apoio, apoio suficiente para enfrentar a batalha. Nunca sentirás dor quando focalize tua consciência em nós. Em cada passo que dês, sentirás nosso poder, que é seu poder. E ao final de cada vitória sobre o poder da matéria, despertarás o fatigado peregrino no gozo da consciência eterna. Seja forte, nunca desesperes!

E o mais importante, não te preocupes, o caminho para luz branca está diante de ti, em ti estão as possibilidades. Teu dever presente consiste em atraí-los à realidade e manifestar para fora as qualidades que em ti estão. Desenvolva teus poderes inerentes por meio da ação. Expresse tudo que está esperando expressão. Atreva-te, atreva-te, atreva-te. Necessitamos de auxiliares que se atrevam a enfrentar as coisas e fazê-las para nós e para Ele. Conheça-te a ti mesmo como nós te conhecemos e logo te aperfeiçoas para o que necessitamos que faças. Considere todos os homens como expressão da vida eterna e eles serão todos, algum dia, o que somos agora. Este deve ser seu desígnio definido desde agora: chegar a ser o que somos. Esperaremos a que esteja disposto.

O mundo espera que nossa obra esteja feita, diariamente deves fazer uma boa obra. Diariamente, deves fazer uma obra para nós e para o mundo. Pensa e medite em nosso objetivo, em nossa finalidade de ajudar aos irmãos, e assim sempre saberás o que fazer. Nunca fracassarás se trabalhas com nossos meios de ação, esforça-te cada vez com maior firmeza, faz-te digno de ser utilizado por nós. Nada se faz em vão, quando há este motivo atrás de si, sobre os demais, a felicidade e o conhecimento. Tua vida deve ser usada em toda a tua potência, a vida, a sempre gloriosa vida, é tua expressão e logo sentirás vibrar seu poder através de ti. Teu caminho está claro e definido, marche em frente com toda a tua força e utilize tua energia para ascender com firmeza e constância. Aproxima-te, e sente esse reconhecimento da Unidade, antes que tenha lugar a iniciação.

Uma vez que se abra a porta e a Luz se faça vista, tudo te será mais fácil. Trabalhe com força, para se aproximar o momento em que pronuncies a palavra pela qual tudo tem que se adaptar. Envies tuas forças ao que há de ser dominado, antes de abrir nossa porta para entrar uma nuvem branca como um de nossos chamados. Agora trabalhe, e a fraternidade te acontecerá quando trabalhes com máximo esforço. A iniciação é esse contato culminante de teus esforços pessoais.

Eleva teus esforços, eleva tua mente para chegar e chegarás. Agora sabes o que se espera de ti, faze-o em nome de Deus.

Filho da Luz, cumpra tua missão! Cumpra tua missão, Filho da Luz, não vaciles em romper as cadeias do passado, siga o sendeiro para o poder da realidade, rompendo as ferrenhas cadeias do indigno egoísmo que o ata a teu passado, eleva teu rosto até a Luz de Amor e perpétua beleza, e siga a Ele, a Vosso Guia e Deus, até a rendenção e a liberação. Reconheça agora mesmo teu verdadeiro Ser interno e obedeça a voz da celestial misericórdia, para distribuí-la a todos e, logo, estarei contigo.

Homem de Divino destino, abra teu coração ao Seu Amor, acaba com a concha de teu ignorante egoísmo que tem dentro e liberta teu Deus cativo, obedecendo ao pulsar do Amor que bate em cada peito e pulsa em cada átomo. Recebe-O, prepara-te para Sua aproximação luminosa, seja digno de teu direito e privilégio, canta Sua Glória em tudo o que faça, busca Seu Amor aos que entram em contato contigo, viva Sua Lei de Compreensão e Unidade, e assim chegarás a ser aquele para o qual hás vindo à existência manifestada.

Filho, que tanto há passado. Enfrenta as dificuldades que se apresentam a ti e luta pela liberdade, com a força de Cristo e a perseverança que a tudo domina. Olha ao seu redor e veja-O em tudo, escuta-O, escuta-O. E poderás receber Sua chamada. Desenvolve-te e converte-te no que somos, tua consciência superior, teus mestre de sabedoria, tu mesmo, Ele, Deus.

Irmão, estas são algumas definições que te farão ver claramente as diferenças entre a presente raça e a Nova Raça. A presente raça é pessoal. A Nova Era é Impessoal. Tua personalidade considera tão importante, suas necessidades, seu desejos, suas opiniões, seus interesses, seu bem-estar e em sua vida, seus pensamentos. Ainda parece quase inútil que te fale de Impessoalidade, de um único EU dentro de ti, que te enlaça com tudo o que vive. A Nova Raça estará livre do despotismo de teu eu egoísta, do eu egoísta, do eu pessoal, até que teu Ser reconheça unicamente a absoluta supremacia de teu EU altruísta e impessoal.

A tônica da raça atual é ter, da nova é SER. Tu procuras adquirir em benefício de ti mesmo, todo o exterior que te parece atrativo. Negocias todo o externo que possuas, pois vai perdê-lo, e o perderás tarde ou cedo. Procura a ajudar e ajuda também aos demais a fazê-lo, a construir dentro de ti qualidades eternas e não coisas. Qualidades únicas, que jamais podem perder-se. Assim contribuirás para a vinda da Nova Raça.

A presente raça vive para tomar, a Nova viverá para dar. Grandes rendas, posição elevada, acumulação da propriedade privada, satisfação pessoal. Isso é tudo que tua personalidade persegue nessa vias. O dar torna-se sacrifício, como renúncia, e onde quer que se pratique, geralmente busca a segurança de algum proveito. Na Nova Raça o dar será a expressão geral do altruísmo das pessoas. Será seu maior gozo. Começa por aprender que somente dando, conservarás o que tens.

O santo ensinamento da presente raça é competência, o da Nova será a cooperação. Começando pelas escola, o regime é sobrepujar os discípulos na sala, e esse sistema continua toda a vida, obscurece aos demais, rivaliza. A competência, geradora da vida, cumpriu a sua tarefa no plano da evolução porque ajudou a desenvolver a mente correta. Mas isso não é o mais elevado que a humanidade pode alcançar. Com a Nova Raça vem a competência transmutada. Então, todos competirão em dar aos outros aquilo que mais querem para si. Cada um sabendo que compartilha com seus irmãos uma única vida, fará todo o possível pelo bem comum. Todos cooperarão de todo coração e sem reservas. Também, por aí começa o caminho até a Luz.

A presente raça busca o conhecimento, a Nova Raça, a Sabedoria. A ciência, ainda que admirável, trata do exterior, dos fenômenos. Esse é um processo lento, muito lento até o coração das coisas. Não é de fora para dentro, senão que de dentro para fora que se alcança a Sabedoria. Dentro desta, está a única vida. Procura vê-la, dirija tua atenção para dentro e aí a alcançarás. Esta mesma vida se manifesta nos demais e é a potência motriz de todos os fenômenos da natureza. Uma vez que consigas percebê-la como realidade, o que poderás alcançar com uma força suprema, será algo inigualável. Saberás a causa, o como e o porquê de tua vida e de todas as coisas. A sabedoria inclui todo o conhecimento, toda ciência.

A presente raça se guia pela inteligência, a futura se guiará pela intuição. A inteligência consiste em habilidade de conceber as atualidades do mundo que nos rodeia, e o que cabe observá-las com nossos defeituosos e imperfeitos instrumentos e orgãos de percepção, depende inteiramente das impressões assimiladas pelas regras do exterior. A intuição, como indica sua etimologia, intuição - desde dentro, trazer o verdadeiro e ilimitado conhecimento do EU. Quando nos descubramos inteiramente, aí saberemos tudo o que há para saber no Universo inteiro, por que em ti mesmo podes compartilhar a consciência de todos e o todo, porque teu eu é uno com todos e com todas as coisas.

Comunicarás com o Cosmos. A presente raça tem religião, a Nova terá uma só religião. As religiões são as vestiduras em que os divinos se envolvem para fazer-se perceptível aos olhos espiritualmente cegos das almas humanas. E como os olhos das almas diferem, a divindade se mostra com diferentes cobertas. Mas a Nova Raça, a verdadeira religião capacitará o homem a ver através de todo , percebendo dentro do divino, em sua pureza, o mesmo em tudo, manifestando-se não só nas religiões, mas em todas as coisas e em todas as partes. Na Nova Raça se compreenderá em toda a sua plenitude, o verdadeiro significado da religião, que é a união do homem com Deus. E esta reunião a realizará cada um de vocês e tu, especialmente, diretamente, sem necessidade de doutrinas, dogmas, ritos e credos, senão que através do serviço desinteressado ao próximo.

A limitação mantém essa raça dentro de barreiras, a Nova Raça romperá todas as cadeias e alcançará a liberação. Aprisionados, muito limitados estão em sua auto-expressão, ainda que não o aceitem, seu egoísmo os restringe, seu entendimento materializado os confina, seus princípios separatistas sepultam o seu Ser real. Libera teu verdadeiro EU através da subjulgação de tua personalidade. Então triunfarás de toda liberação, como membro dessa poderosa, alcançarás tua liberação de todo sofrimento, de todo pesar e de toda ignorância.

Rompa as cadeias de tua personalidade que ti involuciona até a multiplicidade de eus, e participa conscientemente da Unidade de Ser evoluído e liberado. A presente raça está envolvida pela separatividade, a nova se distinguirá pela Unidade. Agora, cada um se preocupa em ter o que os outros não tem e só se presta atenção às diferenças em posições, em raça, condições políticas e crenças religiosas. A Nova Raça busca o que unifica, e como cada um compreenderá que Ele, seu Ser interno, sua vida, é Deus - e que tudo o demais que vive é ele mesmo, porque em essência é esse mesmo Eu, essa mesma vida, o mesmo Deus - ninguém poderia sentir-se separado dos demais em interesses. Procura conhecer agora que, realmente, todos os demais são tu mesmo. Trabalha e descobre-o.